18.5.07

"I'm Try-Sexual"


Em 1970 David Bowie já possuía alguma fama, principalmente com seu álbum Space Oddity e o misterioso Major Tom da faixa-título. Se o planeta Terra era azul e não havia o que fazer, a prostração não alcançava o espírito polemista de Bowie. Seu álbum seguinte, The Man Who Sold The World seria lançado com uma das capas mais polêmicas da história do rock: sobre um divã azul, segurando cartas de baralho, Bowie posa de vestido azul e longos cabelos dourados. No autoproclamado país da liberdade, os Estados Unidos, o álbum é lançado com uma capa diferente...

Era o prenúncio de um novo estilo de rock and roll que estava sendo criado por Bowie, T-Rex, New York Dolls entre outros. O “exagero” era a palavra chave do glam. Luzes coloridas, cabelos grandes e coloridos, glitter, roupas esvoaçantes ou andróginas e músicas retratando temas tabus na época: drogas, prostituição, homo, bi e transexualidade etc.

Com o álbum Hunky Dory, Bowie introduziu de vez o glam. Hunky é uma gíria para homens musculosos. Na capa, o cantor aparece alisando longos cabelos loiros e novamente de vestido, reforçando a ambigüidade do título. No vinil, a música Queen Bitch é tributo à banda Velvet Underground, fala de uma prostituta; e outra é uma homenagem ao artista gay fundador da Pop Art, Andy Warhol.

No seu álbum mais famoso, o The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972, o cantor se transveste no alien Ziggy Stardust. Só aparece em público vestido como o marciano andrógino que dá nome ao disco. Foi sua persona mais famosa até hoje, entre as tantas do camaleão do rock.

David Bowie exerceu um papel importante para a liberação sexual na música. Precursor de um estilo musical gay por excelencia, foi um dos primeiros grandes rock stars a assumir publicamente uma sexualidade que não a hétero. Ao contrário dos travestidos New York Dolls, que afirmavam ser heterossexuais, Bowie revela ser gay em uma entrevista para a revista britânica Melody Maker, ainda em 1972. Anos depois desmente ser bissexual (o cantor se casou duas vezes com mulheres) em outra entrevista: “I’m try-sexual. I’d try anything”.

1 Comments:

At 10:37 AM, Blogger Nelson L. Rodrigues said...

É... não é a toa queo chamam de camaleão do rock, mas poderia ser chamado também de metamorfo!rs

 

Postar um comentário

<< Home