19.7.07

FullMetal Alchemist

Sei que minha praia é a filosofia, também sei que a parte que trata de cultura já tem um especialista neste honorável blog, o amigo Tarcízio que preenche com suas análises eloqüentes e perpicaz sobre cultura, mas não poderia me eximir de falar sobre este anime que me comoveu de súbito (o anime é uma de minhas grandes paixões de resquícios juvenis). Não porque tem algum efeito tecnológico novo, ou coisa parecida, mas por sua fantástica história. Mostrando mais uma vez que a galera dos olhos puxados ainda fazem bons animes. Não tentarei fazer uma análise muito dos personagens, pois me faltam ainda assistir grande parte da saga dos irmão alquimistas. Por isso estou fazendo o papel de "arauto" e apresentar este anime que é muito divertido e interesssante de assistir.

O anime se chama FullMetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi, tradução literal de Alquimista de Aço) nome bem sugestivo, já que se trata de magia e tecnologia. O anime é baseado no mangá que é publicado numa revista semanal da empresa Shonen Gangan com o nome de Hagaren (como é chamado no Japão), O mangá consiste, até agora, em 16 volumes e 68 capítulos, enquanto o anime consiste em 51 episódios e o filme Shambala wo Yuku Mono. Transformado em jogo de video game e serie de televisão. Ela é desenhada pelas mãos de Arakawa Hiromu (Stray Dog). O mangá foi Vencedor do prêmio do 49°(2004) Shogakukan Manga Awards, Categoria Shonen.

Mas não é somente magia que se trata deste anime, a exemplo de Devil May Cry ou o infantil Sakura Card, é um desenho que amalgama dois universos distintos, a saber, da magia alquímica e da tecnologia. A trama do anime gira em torno de dois irmãos, Edward e Alphonso Elric. Eles vivem num mundo paralelo ao nosso onde a magia e a tecnologia vivem juntas. Edward, o irmão mais velho é o mais novo mestre alquimista do seu mundo. Devido a acidente envolvendo a mãe deles, os dois irmãos tentam fazer um humano ressuscitar, isso traria sérias conseqüências, pois essa ação entra em choque com o “ princípio da troca equivalente” (Tōka Kōkan), é a versão da lei de
conservação da massa de Antoine Lavoisier (considerado o criador da Química moderna).
Apesar de ser uma lei da
alquimia, o princípio da Troca Equivalente também é adotada por alguns alquimistas, como os irmãos Elric, como uma lei da vida.

Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer algo em troca de valor equivalente. Esse é o princípio básico da Alquimia, a Lei Da Troca Equivalente. Naquela época, nós acreditávamos que essa lei fosse absoluta.

Por causa desse acidente o irmão Alphonso Elric perde seu corpo e Edward perde uma perna e um braço, dessa forma, começa a jornada dos dois, eles partem em busca da lendária “pedra filosofal” que faria eles voltarem ao que eram antes.

O seu longa se chama Shambala Wo Yuko Mono (Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa) O filme se passa dois anos após os eventos do último episódio do seriado
Fullmetal Alchemist. Edward vive em Munique (Alemanha) no ano de 1923, onde busca uma forma de voltar ao seu mundo e reencontrar com seus entes, mas ele terá que enfrentar também os problemas de sua época no outro mundo, como por exemplo Adolf Hitler.

1 Comments:

At 11:10 AM, Anonymous Anônimo said...

e legal a foto e linda muituooooooooooooo lidaaaaaaaaa

 

Postar um comentário

<< Home